top of page

BLOGPISTAECAMPO

Atletismo levado a sério

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Ashton Eaton: 6 dicas de ouro do campeão olímpico recém aposentado


Ashton Eaton começou na Universidade do Oregon, onde foi cinco vezes campeão da NCAA e se formou em psicologia em 2010. Logo após o lançamento de sua carreira profissional, Eaton estabeleceu dois recordes mundiais em 2012 e, mais tarde nesse ano, alcançou o sonho de ganhar o ouro olímpico nos jogos de verão de Londres. Em 2016, ele ganhou sua segunda medalha olímpica de ouro no Rio de Janeiro.

No início de 2017, após meses de reflexão, Eaton anunciou sua aposentadoria do esporte. Ele e sua esposa, medalhista de bronze olímpica Brianne Theisen-Eaton, se prepararam para se mudar para São Francisco, onde agora estão trabalhando em uma nova tecnologia e empreendimento de bem-estar. Em dezembro, Eaton se juntou como novo membro do South Park Commons e sentou-se com o fundador do SPC, Ruchi Sanghvi, para falar sobre ganhar, as rotinas mentais e físicas que o levaram à vitória e como ele planeja continuar batendo suas próprias marcas pessoais, mesmo fora da pista. Veja as 6 estratégias definidas por Eaton:

1. Grandes expectativas podem causar grandes frustrações

Para Eaton, ganhar ouro olímpico era mais sobre satisfação pessoal do que triunfo. No ano anterior aos seus primeiros Jogos Olímpicos, em 2011, ele foi o favorito para vencer os Campeonatos Mundiais. Foi o primeiro ano de Eaton como atleta profissional, e sua corrida para Worlds teve a melhor pontuação do mundo com uma grande margem. Mas apesar dessas expectativas, Ashton ficou em segundo lugar na competição.

Eaton lembrou-se em pé no pódio para receber sua medalha de prata como um momento de motivação única em sua vida: "Eu pensei, isso é incrível. Então, olhei para o cara no pódio do primeiro lugar e pensei, mas se isso for incrível, eu me pergunto como deve ser estar em primeiro. Eu queria fazer tudo o que podia para chegar lá."

Eaton nunca perdeu a partir de então - libertar-se da expectativa permitiu que ele se concentrasse em habilidades e realização pessoal acima de qualquer outra coisa. "Eu entendi a expectativa versus a realidade. Quando eu esperava ganhar, minha expectativa me fazia piorar."

2. Prepare-se para a incerteza e abrace-a

No Guia de um Astronauta para a Vida na Terra , o astronauta canadense Chris Hadfield descreve como o treinamento da NASA o levou a abraçar uma filosofia de "sucesso e sobrevivência" que o ensinou a se preparar para o pior  e aproveitar cada momento .

Eaton adotou a estratégia de Hadfield como uma maneira de se preparar para a competição: "Uma das coisas que costumava fazer, a manhã ou a noite antes das Olimpíadas, era pensar em todas as coisas que poderiam dar errado e sentir o que sentiria com isso", disse ele. Porque, no final do dia, você só pode controlar os controláveis. Quando algo ocasionalmente errava durante uma corrida, Eaton já havia antecipado isso - e estava preparado para avançar.

3. Você não precisa ganhar tudo para ganhar

O decatlo é um evento único, composto por dez partes constituintes: quatro corridas, três saltos e três jogadas. É quase impossível vencer todos os eventos, então, ganhar o decatlo geralmente significa perder também.

Eaton é rápido e ágil. Para ganhar no final ele maximizou sua força na velocidade de alta pontuação e eventos de salto, e minimizou suas perdas nos eventos de lançamento. "Mesmo que perdendo em algumas partes do evento, eu sempre tive a possibilidade da vitória." Há muita consciência necessária para descobrir no que você é o melhor e aceitar que você não precisa ganhar tudo para ganhar.

4. Use os desafios para desenvolver a resiliência mental

"Alguns anos depois do meu primeiro ouro olímpico em Londres, pensei em desistir pela primeira vez na minha vida. Pensei: você está apenas correndo em círculos, o que você está fazendo? Por que você está fazendo isso?"

Ao tentar entender o súbito desejo de sair, a Eaton percebeu que o desenvolvimento da resiliência mental não é diferente do desenvolvimento da força física. "Comecei a entender que a maneira como ficamos fisicamente fortes é indo à sala de musculação e fortalecendo os músculos, resistindo contra o peso. Então percebi que nossa mente tem que ser semelhante. Todas essas dúvidas, pressões, medos, ansiedades são a resistência, e quanto mais você se levanta contra isso, mais você fica mais forte."

5. Aumentar o bom, diminuir o ruim, direcionar o questionável

Parte do dilema de Eaton sobre o abandono também decorreu do fato de que aos 24 anos ele já havia cumprido seu objetivo de uma medalha de ouro. "Foi o fim da linha, não houve nada depois", disse ele. "Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de atingir um objetivo de igual valor duas vezes. Então, para continuar, eu tive que rever as coisas."

Naquela época, ele pegou um livro que o ajudou a reconfigurar sua abordagem à vida como uma jornada de auto-aperfeiçoamento, e não de vitória. Através do livro O Sentido Comunitário ele entrou em contato com o pensamento do físico Nikola Tesla. No breve trabalho de Tesla, The Problem of Increase Human Energy , Eaton encontrou inspiração: "Tesla me mostrou que o objetivo é o progresso.

Reencontrar seu objetivo em termos de progresso, ao invés de uma medalha de ouro, ajudou Eaton a decidir competir nos próximos Jogos Olímpicos. Em seu treinamento, Eaton seguiu a fórmula de Tesla para o progresso: "aumentar o bem, diminuir o ruim, direcionar o questionável".

"Eu planejo aplicar os escritos de Tesla para este próximo empreendimento. Com uma empresa, você tem todas essas pessoas diferentes, movendo-se em direções diferentes. O progresso da sua empresa, ou sua tarefa, é a soma total de todas essas direções. Quanto mais você puder efetivamente dirigi-los, mais progresso você realmente faz para o seu objetivo."

6. De volta à mente de um iniciante

Quando Eaton estava começando, ele treinou muito por longas e difíceis horas de prática e repetição para dominar técnicas que eram então muito novas para ele. "O tempo gasto na prática era enorme, mas foi tão gratificante ver a rapidez com que eu poderia aprender e melhorar."

Como alguém motivado pelo progresso e melhoria, era raro que a Eaton terminasse uma sessão de treino completamente satisfeito: "No momento em que me tornei um atleta olímpico, provavelmente deixei 90% dos treinos me sentindo completamente frustrado", disse ele. "Quando você está no nível superior, os avanços são mais raros, e eles são de menor magnitude. É por isso que minha esposa e eu decidimos nos aposentar - porque, embora estivéssemos melhorando, estávamos fazendo muito devagar essas melhorias não estavam durando muito."

"Quando você faz algo novo, as melhorias são super vastas. E mesmo que essa fase inicial seja difícil e exija muito tempo, vale muito a pena. "Esse sentimento de crescimento, é como...sim."

Desde que se retirou e se mudou para São Francisco, a Eaton tem sentido muito sim. A mudança de carreira significa que ele é um iniciante de novo, para que ele possa aguardar avanços mais novos e mais rápidos à medida que ele experimenta tecnologia de software e hardware e molda seu novo empreendimento de saúde e bem-estar. "É por isso que estou aqui", disse ele. "Estou motivado pelo mesmo sentimento que tive no início como atleta. Estou realmente ansioso para cavar as coisas que são mais desafiadoras, já que enfrentar elas provavelmente determinará meu sucesso mais tarde."


Procure por Tags
Nenhum tag.
visite o nosso site e encontre tudo o que você precisa para atletismo e esporte:
bottom of page