top of page

BLOGPISTAECAMPO

Atletismo levado a sério

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

O maratonista recordista norueguês Sondre Moen fala sobre sua experiência treinando na África


O Norueguês Sondre Nordstad Moen é o homem do momento após o seu recorde de 2:05:48 na maratona Fukuoka no início deste mês. Traduzimos e compilamos a entrevista de Sondre, onde ele fala sobre o a sua experiência treinando e correndo com atletas africanos.

P: Os europeus podem competir em termos de nível com os corredores africanos que dominam a corrida de longa distância? R: A minha atitude de correr contra os africanos mudou ligeiramente todos os anos, desde que fui ao Quênia pela primeira vez em 2009. Você sabe que você vai vencê-los em competição ao nível do mar, se você puder ficar perto deles em Treinamento. Demorou 10 anos (incluindo dois anos com lesões) de treinamento pesado para alcançar esse desempenho. Trata-se de um trabalho árduo por muitos anos.

Eu acho que os africanos, de longe, continuarão a dominar as longas distâncias, mas é possível que alguns não-africanos corram ao mesmo nível do que eles. Para mim, o principal fator é que todos os atletas africanos têm uma atitude profissional e treinam para chegar ao topo.

P: Quantos dias por ano você gasta no Quênia?

R: Atualmente, eu gasto entre 150 e 200 dias por ano no Quênia. Desde a minha primeira estadia em 2009, passei cerca de 550 dias no total. A vida é bastante simples, sem instalações sociais em comparação com um estilo de vida ocidental, e é mais sobre visitar o seu vizinho mais próximo e ter uma xícara de chai e falar sobre a vida diária.

P: Foi um ano de sucesso para o atletismo norueguês. Foi uma surpresa? R: Fora da Noruega, talvez tenha sido uma surpresa, mas conheço todos esses atletas e todos eles estão trabalhando extremamente duro há anos para alcançar seus desempenhos, com um bom plano em mente.

P: Quais são os seus próximos objetivos? R: Meu objetivo é melhorar para ser o melhor que posso ser no futuro. Sou eu contra mim mesmo. Eu só preciso me concentrar, os campeonatos mundiais da meia maratona da IAAF e os campeonatos europeus estão logo aí. Estou feliz por minha realização em Fukuoka, mas o treinamento está esperando por mim.

P: Você está muito no exterior, então, o que você mais sente falta quando está longe de casa? R: Sinto falta da minha família e amigos lá, embora eu sempre gostei de viajar ao redor do mundo e explorar outras culturas em diferentes partes do mundo e encontrar novas pessoas com a mesma paixão como eu.

P: Quem são seus ídolos no atletismo? R: Eu não tenho ídolos reais, mas quando eu era criança eu costumava acordar às 4 da manhã para assistir a corridas de maratonas e acompanhar as reuniões, e eu olhei para os melhores quenianos naquele momento

P: Onde e quando você conheceu Renato Canova pela primeira vez e com o que está treinando com ele? R: Conheci Renato pela primeira vez em 2010, quando eu estava treinando em Iten (no Quênia). Desde então, falei muito com ele sobre treinamento, história de atletismo, estatísticas e muito mais. Eu também comecei a participar de seus grupos de treinamento para algumas sessões únicas a partir de 2014, mas neste momento eu estava trabalhando com meu ex treinador na Noruega.

Depois de ser auto-treinado em 2016, queria mudar meu treinamento e sempre fui um grande crente da filosofia de treinamento do Canova. Ele tem muita experiência depois de ser treinador de atletas de classe mundial nos últimos 50 anos, isso sozinho me dá muita motivação.

A combinação de treinamento com Canova e todos os seus atletas fortes no Quênia é muito agradável. O treinamento é difícil, mas se você tem paixão pela dor no treinamento e a atitude certa, então é sempre divertido. Renato é mais como uma figura de pai para mim, embora ele seja duro, quando necessário.


Procure por Tags
Nenhum tag.
visite o nosso site e encontre tudo o que você precisa para atletismo e esporte:
bottom of page